-
Arquitetos: Pablo Pita Arquitectos
- Ano: 2018
-
Fotografias:José Campos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Forja é uma pequena casa de férias situada numa vila portuguesa no Vale do Bestança, próximo do Rio Douro. A natureza do terreno, caracterizado por uma sucessão de socalcos, define a tipologia da solução que se pretende inserida na própria colina. Perante uma paisagem privilegiada, mas voltada a nordeste, opta-se por um desenho esguio que possibilite manter o enquadramento a esta vista desafogada, não abdicando da melhor orientação solar - abrindo
generosos vão em ambos os lados.
O contexto é bucólico, com difíceis acessos e próximo de algumas habitações. Entre estas destacam-se as mais antigas em xisto, misturadas com exemplos mais recentes que falham ao tentar mimetizar modelos mais antigos, resultando num conjunto parcialmente descaracterizado.
A casa, mais isolada deste conjunto construído, assume a sua natureza contemporânea, procurando uma depuração formal, inserindo-se no desenho da própria colina com um simples gesto.
O interior é caracterizado pela simplicidade dos seus materiais, reflectindo-se também num desenho tipológico claro e directo. O piso social traduz-se num único volume central em contraplacado, contrastando com a betonilha afagada presente em todo o pavimento. Pretende-se um desenho fluído, estando os espaços de estar, refeição e cozinha interligados numa relação informal e contígua. A relação com a natureza é privilegiada com generosos vãos, que por um lado oferecem um acesso a um espaço de estar exterior, por outro enquadram a paisagem do vale. O facto deste piso se encontrar elevado resulta numa relação próxima com a copa das árvores, tendo estas uma presença muito forte na caracterização do espaço social interior. O piso de baixo, parcialmente enterrado, e associado ao espaço dos quartos, tem uma lógica mais protegida e cavernosa.